Prêmio Top do Transporte consagra a Transcompras
07/03/2014
Prêmio Top do Transporte consagra a Transcompras como a melhor transportadora no setor de brinquedos.
 
A empresa foi escolhida pelos embarcadores entre diversos outros indicados e obteve a maior nota média de mercado do segmento.
 
Notícia  19 de Outubro de 2013

Mariana Mirrha

Nota média de mercado: 4.28. Essa foi a pontuação obtida pela Transcompras (Fone: 11 3927.2050) no segmento de Brinquedos do Prêmio Top do Transporte 2013. A média calculada segundo as notas dadas por embarcadores do segmento em 5 indicadores de performance foi a responsável por coroar a companhia como a melhor transportadora de brinquedos do país, de acordo com a premiação.

Sendo 5 a nota máxima possível dentro da metodologia do Prêmio, a empresa chegou perto da total excelência, segundo os embarcadores do setor. E esse reconhecimento é explicado por Márcio Cantuário, gerente comercial da empresa: “atribuímos esta conquista à dedicação e ao empenho de todos os nossos colaboradores, que se esforçam em fazer o melhor todos os anos”. Segundo ele, ser reconhecido pelos clientes mostra que a empresa está caminhando no rumo certo, ao entender as necessidades dos clientes e fornecedores e buscando alcançar as expectativas dos clientes finais.

Cantuário afirma que entre os diferenciais da Transcompras está o acompanhamento feito com fornecedores e clientes deste segmento durante todo o ano, em feiras da Abrinq – Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos, onde colhe informações em relação às expectativas dos pedidos e das vendas para o ano. “Também acompanhamos as novidades e os lançamentos, o que faz com que conheçamos o verdadeiro universo dos brinquedos”, continua.

Hoje, 80% da demanda de entrega da Transcompras é feita para grandes redes, distribuidores e atacadistas. Como todas são feitas com agendamento, é importante que os colaboradores da transportadora conheçam as particularidades do setor, tenham um bom relacionamento e comunicação durante o processo para conseguir entregar tudo, reduzindo o tempo de espera.

Atuando nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco, e com matriz em Nossa Senhora do Socorro, SE, a empresa está investindo. “Estamos terminando a construção da nova filial em Vitória da Conquista, BA. Lá haverá uma área de aproximadamente 25.000 m² para o atendimento de toda a região sul da Bahia, com conclusão prevista para dezembro de 2013. Em janeiro de 2014, iniciaremos a construção da nova filial em Jaboatão dos Guararapes, PE, onde contamos com uma área de 65.000 m² que terá um terminal logístico, a fim de atendermos todo o Estado de Pernambuco”, explica Cantuário. “Em janeiro próximo iniciaremos o projeto da ISO 9001 e a conclusão dos processos de certificação do SASSMAQ – Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade da Abiquim –Associação Brasileira da Indústria Química.”

Sobre a manutenção de frota, a companhia está acompanhando os investimentos das estradas, aguardando a duplicação das rodovias de todo o trecho nordeste, para adquirir veículos maiores. 

Na Transcompras, o transporte do segmento de Brinquedos manteve-se praticamente igual ao ano de 2012, como uma diferença: os clientes estão comprando menos itens ou diversidades, e mais itens que têm saída rápida, com maior giro de estoque e vendas. “Acreditamos que 2014 será um ano muito promissor, porque teremos a Copa do Mundo no Brasil. Com isto, aumentam o turismo e o consumo”, analisa o gerente. As eleições para o governo dos Estados e Presidência também são lembradas.

De acordo com Cantuário, as tendências do mercado apontam para mudanças representativas, principalmente quando se fala da logística brasileira. As empresas estão entendendo que para competir neste mercado é preciso estar muito próximo do cliente para ganhar a demanda no prazo de entrega e reduzir custos da cadeia. Sabendo que quanto mais longe for o transporte, mais altos são os custos, cada vez mais os embarcadores farão transferências para CDs logísticos, utilizarão transferências com os demais modais, como o marítimo – via cabotagem – e as transportadoras terão o papel de distribuidoras, principalmente no modal rodoviário, pela facilidade de locomoção e versatilidade nas entregas.

Sobre o Prêmio, o gerente agradece: “em nome do nosso diretor, Adalberto Barbosa Andrade, agradecemos a cada um dos mais de 600 funcionários que aqui trabalham, por todo o esforço e dedicação. Também agradecemos aos nossos clientes que votaram na Transcompras e acreditam no nosso trabalho. Em especial, somos gratos aos organizadores deste evento pelo esforço de cada ano em fazer o melhor, e pela seriedade das pesquisas”.